domingo, 12 de agosto de 2012

O DESESPERO E AS LÁGRIMAS COMO CHAVES PARA CRESCER EM INTIMIDADE COM DEUS (PARTE 3)


2.    Lágrimas

A. W. Tozer acertou em cheio quando disse que a Bíblia foi escrita em meio a muitas lágrimas, deixando-nos como legado tesouros de inestimável valor.

Fiz uma lista de passagens que falam sobre lágrimas e choro e fiquei impactada com a importância que Deus dá as nossas lágrimas. Percebi também como este segredo está totalmente interligado com o segredo do desespero. Pessoas desesperadas são sinceras diante de Deus, derramam e desnudam sua alma perante ele e isso produz, citando Bob Sorge, uma doce sinceridade que chegam às lágrimas.

Há exemplos preciosos de desespero acompanhado por lágrimas na Bíblia. Jó é um deles. Experimente ler, consecutivamente, somente seus desabafos, pulando os conselhos de seus amigos. Suas palavras são desespero destilado e concentrado. Quem que em profundo desespero acompanhado de lágrimas já não orou como Jó 13:24-27?

Por que te escondes e permaneces em silêncio? Por que me tratas como inimigo? Por que me chutas como seu eu fosse uma lata velha? Por que me chutas um cachorro morto? Sei que tens uma longa lista de erros meus pecados que remontam à minha juventude. Tu me acorrentas e não consigo me mover (grifos meus). Vigias cada movimento e observas todos os meus passos. (Versão A Mensagem de Eugene Peterson)

E em Jó 16.17-22 ele está vestido de luto e prostrado com o rosto em terra dizendo: ´Meus olhos estão vermelhos de tanto chorar, e vejam minhas olheiras! ... Não abafe meu choro nem meu protesto! (Versão A Mensagem de Eugene Peterson)´ Que verdadeiro desespero regado com lágrimas!

Poderia gastar muito espaço falando de tantas personagens que experimentaram esse desespero e doce sinceridade que chegam às lágrimas e que trilharam o caminho estreito e sublime de intimidade com Deus: José, Davi, Ana, mãe de Samuel (meu exemplo favorito de desespero acompanhado de lágrimas), Jeremias, o próprio Jesus, a mulher pecadora (que tanto amou que lavou os pés de Jesus com lágrimas), Paulo (que escrevia às igrejas ´com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas – 2 Co 2.4), e João (que viu o céu aberto e chorava muito porque ninguém era digno de abrir o livro – Ap 5.4)..

                                    Treinamento para o Dia de Expiação

Jeremias produziu orações acompanhadas de lamento e lágrimas que hoje deveriam ser decoradas e oradas por nós, no mesmo espírito e intensidade, em favor do povo de Deus. Aliás, penso que a prática destas duas chaves de desespero e lágrimas são um treinamento individual e coletivo para o Dia de Expiação que se aproxima, antes da volta de Jesus.  Em certo momento, diante do abandono do povo à lei de Deus e da dureza de seus corações, Jeremias manda buscar pranteadoras profissionais para que venham com urgência lamentar sobre eles:

... até que os nossos olhos transbordem de lágrimas e águas corram de nossas pálpebras. O som de lamento se ouve desde Sião. Como estamos arruinados! (e não estamos?) Como é grande a nossa humilhação! (e não é?) (Jr 9.18,19 – NVI)

No dia da expiação, o mundo vai ouvir o som de nosso lamento. Segundo a versão de Eugene Peterson, nosso pranto deve ser transformado em música triste. Anseio pelo dia em que Deus nos dará um cântico novo nascido das lágrimas de nosso arrependimento. É um cântico tão puro e celestial que vai curar e purificar a alma dos crentes para tocar a alma do mundo com o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.

Observe a intensidade de uma oração feita com muitas lágrimas por Jeremias pelo povo, o qual, em sua cegueira, achava que a luz deles nunca se apagaria. Que o Senhor nos mova a também orar com lágrimas abundantes, secretas e amargas pela igreja hoje:

Mas, se vocês não me ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão (Jr 13.17 – NVI – grifo meu).

Compare com a versão de A Mensagem:

Se vocês não me ouvirem, vou partir sozinho e chorar por vocês. Chorar por causa da sua arrogância obstinada, lágrimas amargas, muito amargas; rios de lágrimas correrão dos meus olhos (grifo meu).

Eis outro conselho precioso de Jeremias para nós: `Ensinem suas filhas a lamentar-se; ensinem umas as outras a prantear` (Jr 9.20 - NVI). Compare com A Mensagem: `Ensinem aos seus filhos canções pelos mortos e aos seus amigos os cânticos que quebram o coração (grifo meu). Isso é uma exortação para que os mais velhos ensinem os mais jovens a chorar. Joel 2 confirma isso. A trombeta toca em Sião e convoca todos, de velhos à crianças recém-nascidas, a chorar diante do Senhor: Poupa teu povo, Senhor. Aparece e acaba com a zombaria e chacota das nações.

Portanto, são muitas as personagens da Bíblia, tanto do Velho como do Novo Testamento, que experimentaram, segundo Ken Gire, o sacramento das lágrimas que produz a comunicação mais íntima com Deus (As janelas das Lágrimas, p.233). 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário