sábado, 10 de dezembro de 2011

ESTUDOS DO CPP (2)

 Continuação dos estudos do livro de Mateus, ministrados por Romilton, no 2º módulo do CPP em 2009.

O CRISTO - Homem cósmico
A solução de Deus para o mundo

Mateus 16:13-23. Nessa passagem, Jesus não pergunta, ´Quem é o Cristo?´, mas ´Quem é Jesus, o homem que andava com os discípulos?´ O Pai revela a Pedro que Jesus é o Cristo. Mas o Cristo precisava morrer, ressuscitar e ser glorificado para que enviasse o Espírito Santo para formar a igreja, o corpo de Cristo.

A revelação do que Jesus expressa nessa passagem sobre o Cristo e sobre a igreja é uma bomba atômica que vai abalar o mundo. Naquele momento, os discípulos (nem nós ainda) conseguem captar a grandiosidade desse segredo. Jesus é a palavra que se tornou homem para se tornar o Cristo, a cabeça da igreja. Jesus, a palavra encarnada, passou pelo processo de morte, ressurreição e glorificação para que o Espírito de Homem-Deus se mesclasse com o Espírito de Deus. Pare e pense: Um elemento humano foi introduzido na Trindade! Esse processo culminou com a descida do Espírito Santo que formou a igreja, o corpo de Cristo. Perceba que o Cristo não é apenas um homem unitário, é o homem coletivo.

Há dois aspectos presentes no Cristo e também na igreja, só que em ordem inversa. Cristo é a palavra que se tornou homem e a igreja são homens que se tornam palavra. A soma da revelação de Cristo, como cabeça, e da igreja, como seu corpo dá à luz ao Cristo completo, o homem cósmico, a solução de Deus para o mundo, a bomba atômica divina que vai abalar o universo. Uma igreja que vive e pratica o Cristo completo vai prevalecer contra as portas do inferno e tudo que ligar na terra vai ser, de fato, ligado no céu.

Vamos revisar: A revelação de Jesus leva para o Cristo, a cabeça. A revelação do Cristo leva para o Espírito Santo. A revelação do Espírito Santo leva para a igreja, o corpo de Cristo. A soma da revelação do Cristo como cabeça e da igreja como o corpo de Cristo produz  O CRISTO, o homem cósmico.

Vemos assim que Jesus passou quase dois anos convivendo com os discípulos, andando e conversando, comendo e conversando, ensinando-lhes a palavra e preparando a estrutura ideal para conter o vinho novo que viria com o derramamento do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário